28/03/2016 14:37

Carta do Ceará contra a reestruturação da Caixa

undefined

Dirigentes sindicais de diversos estados do Nordeste, reunidos dia 22 de março, no Sindicato dos Bancários do Ceará, em Fortaleza, repudiaram, veementemente, o processo de reestruturação implantado na Caixa Econômica Federal na última semana.

Os representantes dos empregados, através da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi NE), denunciaram a total falta de respeito, de transparência e de diálogo da direção do banco para com a representação dos empregados e cobraram a suspensão imediata do processo de reestruturação, para que ele possa ser debatido com as entidades, não gerando, assim, prejuízos futuros aos empregados da Caixa.

Nossa total indignação vai no sentido de que a mal fadada reestruturação foi anunciada pela presidente do banco, senhora Miriam Belchior, de forma unilateral, envolvendo milhares de trabalhadores, sem que o movimento sindical tenha nenhum conhecimento sobre o processo.  Os trabalhadores foram pegos, negativamente, de surpresa, sem saber o que deve acontecer até o próximo dia 15 de abril, prazo final para o encerramento da reestruturação em curso.

Diante dessa total falta de diálogo e transparência da direção da Caixa, nós não podemos ficar parados.  Cobramos da direção da empresa conhecimento integral da reestruturação, tanto nas áreas meio quanto nas agências, antes que ela aconteça e queremos reabrir, urgentemente, o canal de diálogo para que possamos minimizar os impactos do processo, resguardando todos os direitos dos trabalhadores.

Além disso, não podemos permitir que a direção da Caixa Econômica enverede por processos claramente discriminatórios com a região Nordeste, fechando centralizadoras e setores importantes na atuação social de nosso banco, privilegiando regiões localizadas no Sul/Sudeste do país, valorizando meramente a rentabilidade da empresa, em detrimento dos projetos sociais onde a Caixa é a protagonista.

Essa não é a Caixa Econômica Federal que queremos. Queremos mais contratações, manutenção da Caixa 100% Pública e reabertura imediata do canal de diálogo. Nosso objetivo é construir uma Caixa que valorize seu papel social, atenda com dignidade a população brasileira e acima de tudo, que respeite seu mais importante patrimônio: seus empregados.

Compartilhe