21/10/2015 12:20

Comando rejeita 7,5% de reajuste salarial e negociação continua nesta quarta

undefined

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou nesta terça-feira (20) a nova proposta feita pela Fenaban. Na primeira rodada de negociação depois do início da greve da categoria, os bancos ofereceram reajuste salarial de 7,5%, com a retirada do abono de R$ 2.500 que constava na proposta inicial. Desta a forma, a paralisação nacional continua. As negociações serão retomadas nesta quarta-feira, 21 de outubro, a partir das 14h, em São Paulo (SP).

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, avalia que o clima é de frustração. “Sob o ponto de vista da esperança que os bancários e as bancárias tinham de que os banqueiros iam começar um debate de ganho real, foi frustrante. Apresentar uma proposta de 7,5% foi ultrajante. Ela é menor até que a de 5,5% mais um abono de R$ 2.500. Esperamos que os bancos realinhem essa posição e tragam uma proposta que seja reposição da inflação mais um ganho real. É isso que esperamos ouvir amanhã”, diz.

“Após 15 dias de greve forte, os banqueiros parecem não ter entendido o recado: sem reajuste digno para salários, piso, PLR e vales; garantia para os empregos e para melhorar as condições de trabalho, a paralisação vai continuar. Queremos discutir um reajuste digno do esforço dos bancários e correlato aos ganhos do setor. Não podemos aceitar perda salarial”, afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“A proposta feita hoje pela Fenaban é inaceitável, pois não garante sequer a reposição da inflação de quase 10%. Muitos podem até não lembrar, mas o nome disso é arrocho salarial. Nos últimos 11 anos, com muita luta e mobilização, sempre conquistamos aumento real. Os bancos lucram mais a cada dia, o que torna ainda mais absurda a recusa em atender nossas reivindicações”, destaca Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que assessora o Comando Nacional dos Bancários.

 

Fonte: Fenae Net

Compartilhe