12/01/2016 10:43

No aniversário da Caixa, em vez de comemoração, alerta e reivindicação!

undefined

A Caixa Econômica Federal completa 155 anos de história nesta terça-feira (12/01). Nos últimos dez anos, o banco vem protagonizando a execução de políticas públicas que foram responsáveis por dar um novo impulso ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Por exemplo, a Caixa é responsável pelo pagamento do Bolsa Família a milhões de pessoas, programa de transferência de renda que foi essencial para que o país saísse do Mapa da Fome da ONU, e pelo Minha Casa Minha Vida, que tornou possível concretizar o sonho da casa própria. 

No entanto, o atual momento, porém, não é de comemoração. Mas, de alerta e de reivindicação por novas posturas em relação à Caixa. A ameaça ao banco e ao seu histórico papel social está novamente em pauta. Em 2015, mais uma vez, fizeram o governo recuar da proposta de abertura de capital da Caixa. É hora de lutar novamente!

O PLS 555/2015 representa um risco não apenas à manutenção da Caixa 100% pública, mas também para outras estatais federais (como BNDES, Correios e Eletrobras), estaduais e municipais. O projeto está na pauta do Senado Federal e só não foi votado em 2015 graças à pressão feita por trabalhadores, centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos e associações.

Além de lutar por um banco 100% público, a Caixa deve tornar-se novamente forte e, para isso, é fundamental ampliar o quadro funcional. O banco chegou a ter 101 mil empregados, mas hoje são menos de 98 mil, já que cerca de três mil saíram no ano passado por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). Apesar de haver mais de 30 mil aprovados em concurso, a direção da empresa insiste em não convocá-los.

 

Compartilhe