17/11/2015 13:21

Novas estratégias por mais contratação na Caixa

undefined

Uma reunião entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa) e os líderes de comissões de aprovados no concurso público realizado no ano passado foi realizada no sábado (14/11), na sede da Fenae, em Brasília (DF), com o objetivo de discutir maneiras de intensificar a luta por mais contratações no banco, assim como o resultado da campanha nacional dos bancários de 2015 e a organização do movimento da categoria.

De acordo com a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Matheus, ainda não se sabe qual será o resultado, mas o que se pode garantir é que todos vão lutar até o fim, porque a contratação de mais empregados é urgente. “Enquanto trabalhadores estão mais sobrecarregados e doentes a cada dia, em unidades de todo o país, há cerca de 30 mil concursados aguardando convocação. Essa paralisia nas convocações não se justifica”, disse.

            Durante o encontro, o diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e membro da CEE/Caixa, Genésio Cardoso, detalhou como foram às negociações durante a campanha salarial e lamentou não ter sido possível colocar a cláusula de contratação no ACT 2015/2016, mas garantiu que a mobilização vai continuar. 

 

100 mil assinaturas com o abaixo-assinado

Uma das ações definidas no encontro do dia 14/11 foi ampliar o número de assinaturas coletadas no abaixo-assinado que cobra mais empregados para a Caixa. Até o momento cerca de 20.500 assinaturas já chegaram a Fenae e o objetivo do movimento é chegar a 100 mil nomes até o final de janeiro de 2016.

Membro da CEE/Caixa e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Dionísio Reis falou sobre a importância das mobilizações e da união entre empregados da Caixa, concursados e sociedade, não apenas no que diz respeito às contratações, mas também para barrar iniciativas como o PLS 555/2015, que ameaça a Caixa 100% pública, e o PLC 30/2015, que permite a terceirização da atividade fim e ameaça sobremaneira a categoria.

CEE/Caixa alerta:

            A coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Matheus, alerta os aprovados no concurso de 2014 devem ser cautelosos com os advogados que prometem convocação através de decisão judicial. De acordo com ela, alguns estão se aproveitando do desespero dos concursados. “O caminho do MPT, que surgiu no início deste mês, é o melhor a ser seguido. Entrar com ações sem bom argumento é criar jurisprudência negativa para o caso”, informou.

 

#MaisEmpregadosJá

A Caixa tem hoje menos de 98 mil trabalhadores. No final de 2014, porém, eram mais de 101 mil. Quando o ACT 2014/2015 foi assinado e a empresa se comprometeu a contratar mais 2 mil empregados, imaginou-se que o total chegaria a pelo menos 103 mil. Mas com a realização do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) neste ano, por meio do qual mais de 3.200 deixaram o banco, o que ocorreu foi uma redução dos postos de trabalho.

No dia 5 de novembro, durante audiência com representantes dos empregados e da Caixa, o procurador Carlos Eduardo Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, concedeu prazo de 20 dias para que a Caixa apresente um cronograma de contratação dos aprovados ou um estudo que dimensione as admissões a serem feitas até dezembro deste ano, como prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do concurso.

Em 2014, a Caixa realizou um dos maiores concursos públicos da história. Foram quase 1,2 milhão de inscritos, dos quais 32.879 foram aprovados. Até o momento, apenas 3.182 foram convocados (9,67% do total) e apenas 2.482 admitidos (7,54% do total). Neste ano não houve uma convocação sequer em fevereiro, março, julho, agosto e setembro.

Compartilhe