12/01/2022 11:41

161 anos da Caixa: comemorar e preservar o único banco 100% público do Brasil.

Caixa161

Neste 12 de janeiro, a Caixa comemora aniversário. São 161 anos de vida, cumprindo um papel social indispensável aos trabalhadores do país e, em especial, aos mais pobres. O que já é parte do DNA do banco ficou ainda mais explícito nesta pandemia, quando os empregados da Caixa foram responsáveis por pagar auxílio-emergencial a cerca de 70 milhões de brasileiros, além de todos os demais benefícios sociais, que impediram o Brasil de quebrar e a população de cair na miséria mais absoluta, na fome e no desespero.

Mas isso não ocorreu sem custos incalculáveis de vidas, saúde e trabalho dos colegas da Caixa. Os chamados “heróis de crachá” estiveram na linha de frente atendendo sem parar, por até 12h ao dia, de segunda-feira a sábado. Colegas da Caixa morreram de Covid, muitos outros adoeceram gravemente e milhares trabalharam até a exaustão. A Caixa, nestes 161 anos, só se tornou grande e segue sendo tão importante por causa disso: seus empregados!

Hoje, somos mais de 84 mil bancários em todo o país, e deveríamos ser muitos mais. Há um déficit de quase 20 mil empregados, desligados nos últimos anos sem haver reposição por meio de concursos, já que o último ocorreu em 2014 e até hoje nem todos os aprovados foram chamados. A Caixa está de aniversário, mas quem mais merece os parabéns são seus empregados, que se desdobram para atender da melhor forma, mesmo sem as melhores condições.

A APCEF/RN deseja FELIZ ANIVERSÁRIO À CAIXA E SEUS EMPREGADOS. E que nosso presente seja garantido por nós mesmos, na luta: mais empregados, melhores condições de trabalho, reposição das perdas salariais, manutenção de todos os direitos, fim do assédio moral e não à privatização! Que venham muitos anos mais de Caixa 100% pública, a serviço do Brasil e do povo brasileiro.

Compartilhe