12/01/2023 09:28

162 anos de serviço ao Brasil e muito trabalho dos empregados da Caixa!

Caixa162

A nossa Caixa Econômica Federal completa mais um ano de vida hoje. Já são 162 anos de História desta instituição cuja trajetória se confunde com a do país. Já serviu aos escravos que desejavam obter sua alforria, aos que sempre puderam confiar no banco para fazer suas economias, às crianças com suas primeiras poupanças, aos  trabalhadores em busca da casa própria... Nos últimos anos, a Caixa assumiu um papel ainda mais importante, pagando auxílios e verbas sociais a mais de 100 milhões de brasileiros, em meio a uma pandemia terrível. Foram os trabalhadores da Caixa que se expuseram a riscos de vida todos os dias para manter a economia do Brasil funcionando e a renda das famílias. Sem a Caixa nestes 162 anos o Brasil não seria o mesmo e a vida da população seria muito pior.

Mas o reconhecimento a todo esforço é muito pequeno. Hoje, vivemos com 15 mil empregados a menos do que tínhamos. Trabalhando muito mais e com pressões, metas e assédio por todos os lados. Desde seu último aniversário, a Caixa foi sacudida por um escândalo, que revelou a existência de abusos e assédios sexuais e morais de forma ampla e disseminada, desde a presidência do banco. Sabemos que até a ponta, nas agências, este tipo de gestão, baseada na intimidação, coação e assédios é muito frequente. Neste ano, os empregados também tiveram perda real de salário, com reajuste abaixo da inflação e maior cobrança no plano de saúde.

Que este aniversário da Caixa sirva para reconhecermos suas virtudes, mas também nos dar mais forças e energia para lutar por melhores condições de trabalho, mais empregados e mais e melhor atendimento ao povo brasileiro.

Viva a Caixa!

Caixa 100% pública e a serviço do povo brasileiro.

Compartilhe