14/03/2013 14:49

APCEF/RN – INFORMA – EDIÇÃO Nº 3313

undefined

Informativo Eletrônico da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte, 14/03/2013.

 

MANCHETES:

 

FUNCIONÁRIOS DA CAIXA NO RN SE MOSTRAM INSATISFEITOS COM O PROGRAMA SAÚDE CAIXA

 

DOMINGO DE MÚSICA NA APCEF/RN

 

FAÇA UM NEGÓCIO DA CHINA COM OS CLASSIFICADOS DA APCEF/RN

 

BANCÁRIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA DENUNCIA A CAIXA POR DESRESPEITAR DIREITOS DOS ESTAGIÁRIOS

 

INFORME:

 

FUNCIONÁRIOS DA CAIXA NO RN SE MOSTRAM INSATISFEITOS COM O PROGRAMA SAÚDE CAIXA

 Histórico do Saúde Caixa:

Em 1°de agosto de 1977 foi criado o Programa de Assistência Médica Supletiva (PAMS) e para o qual a Caixa contribuía com 3% da folha de pagamento. O programa era custeado pela Caixa e administrado pela FUNCEF. Em 20 de julho de 1989, a FUNCEF transferiu a administração do PAMS para a Caixa, que passou a adotar a denominação PAMS em seus contratos, formulários e carteiras dos beneficiários. Em 1º de fevereiro de 2002, o programa passou a ser chamado de PAMS CAIXA, com alterações em seu formato de custeio, tendo sido reestruturado para que desse continuidade à prestação de todos os serviços oferecidos aos seus beneficiários, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2001/2002. Em 1º de agosto de 2002, em comemoração aos seus 25 anos, o programa adotou o nome e marca Saúde CAIXA, e conta atualmente com mais de 25 mil credenciados para atender a cerca de 223 mil beneficiários em todo o país. Como resultado de amplas discussões entre a Caixa, as associações e os representantes dos empregados foram implementadas em julho de 2004, diversas mudanças no programa Saúde CAIXA. Desse modo a Caixa participa com 70% das despesas assistenciais, com o mínimo de 3,5% sobre a despesa com pessoal. E o beneficiário titular contribui com 30% das despesas assistenciais, mediante mensalidade de 2% de sua remuneração-base, pelo grupo familiar, mais co-participação de 20% sobre a utilização da assistência, limitado ao resseguro.

 Realidade do Saúde Caixa no Rio Grande do Norte:

Usuários do programa opinam

A APCEF/RN conversou com vários colegas da capital e interior do estado, buscando saber como anda a qualidade do programa Saúde Caixa. Por unanimidade o serviço oferecido foi avaliado como precário; classificado como um desrespeito aos empregados da instituição, conforme relatos dos colegas das agências Mossoró, Macau, Assú, Pau dos Ferros, Caicó e da Capital. A principal reclamação é referente a falta de médicos das mais variadas especialidades e a carência de laboratórios para realização de exames simples, como um hemograma, por exemplo. Por conta disso, se faz necessário o deslocamento para outras cidades, como Natal e Mossoró em busca de um suporte mais consistente. Outro ponto tocado foi a demora para se conseguir marcar uma consulta. Tudo isso se deve ao fato de que “a Caixa se posiciona de forma omissa, somado a falta de compromisso dos profissionais da área de saúde”, opina um colega da agência Assú. Já o colega da agência Caicó, fala que “se desconta um certo percentual (nada barato) do salário de cada funcionário da Caixa e que não há a devida prestação de serviço”. A APCEF/RN tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da central do Saúde Caixa, localizada na cidade do Recife, mas não obteve sucesso.

 Enquete

 Qual a sua opinião acerca desse assunto?

Você utiliza o Saúde caixa?

Acesse: www.apcefrn.org.br e participe da nossa enquete

 

DOMINGO DE MÚSICA NA APCEF/RN

 Neste domingo, 17 de março, o cantor Rubinho vem animar a tarde dos associados com muita MPB, pop, rock e samba. A partir do meio dia no Clube da APCEF/RN, Sede Campestre, em Pium. Você sócio é, mais uma vez, nosso convidado. Participe.

 

FAÇA UM NEGÓCIO DA CHINA COM OS CLASSIFICADOS DA APCEF/RN

 Quer fechar bons negócios? Anuncie na página da APCEF/RN. A APCEF/RN oferece um espaço em sua página www.apcefrn.org.br para publicação de anúncios. Podem anunciar somente associados. Os anúncios são inteiramente gratuitos. Quer fechar bons negócios? Anuncie nos classificados da APCEF/RN. Para solicitar seu anúncio, envie e-mail para apcefrn@ig.com.br com nome completo, número de matrícula e anúncio (Ver regras para publicação de anúncios).

 

BANCÁRIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA DENUNCIA A CAIXA POR DESRESPEITAR DIREITOS DOS ESTAGIÁRIOS

 Na agência da Caixa em Brumado, interior da Bahia, a realidade de desrespeito é cotidiana. A denúncia é do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, para quem é comum excesso de trabalho, carência de empregados e desvio de função. Segundo o Seeb de Vitória da Conquista, com o número reduzido de bancários e a alta demanda por serviços, a agência está desviando funções e colocando estagiários para assumirem a linha de frente do atendimento. E o pior, “com carga horária não permitida por lei”. Há casos de estagiários que trabalham oito horas por dia, contrariando assim a lei do estágio, que prevê até seis horas. Pelos dados fornecidos pela própria Caixa, a unidade possui 32 funcionários, dos quais 16 concursados, 11 terceirizados e 5 estagiários. Quando os concursados tiram férias ou licenças, prevalece a situação de ter mais terceirizados e estagiários que bancários trabalhando nas agências. O Seeb de Vitória de Conquista denuncia: o que a Caixa faz é ilegal. Para sanar essa situação o sindicato cobrou um posicionamento da Superintendência Regional da Caixa, que alegou "desconhecer o fato e não coadunar com o mesmo, pois ele isso não existe". Fonte: Fenae

 PARA MAIS INFORMAÇÕES:

 Curta nossa página no Facebook: facebook/apcefrn , siga-nos no Twitter: @Apcef_rn, inscreva-se no nosso canal no You Tube: TV APCEF/RN e saiba de tudo que acontece na nossa Associação.

Compartilhe