Conselho das APCEFs condena ameaça da Caixa contra quem disse NÃO ao Acordo do Saúde Caixa!
No Conselho que reúne as 27 Apcefs do país, em conjunto com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE), foi denunciada a postura de ameaças da Caixa contra quem disse NÃO ao Acordo negociado pela Contraf e Contec. Das 27 entidades, apenas a Apcef-RN foi contra este acordo, que mantém a 13a mensalidade, a cobrança elevada por dependentes, as mensalidades e coparticipação reajustadas nos últimos anos e a interrupção do plano de saúde na aposentadoria dos empregados que assumiram depois de 2018.
No entanto, além do RN, o acordo também foi rejeitado no MA, RJ, BH e bases do interior da BA e SP. E a Caixa teve o desplante de ameaçar os empregados destas bases com a suspensão do direito ao plano de saúde, numa atitude intimidatória, que coloca em risco a vida dos colegas. O CDN reagiu a isso, e, independentemente da maioria das entidades-membro ter apoiado o SIM ao acordo, soube se manifestar contra esta ameaça aos colegas que disseram NÃO.
Apesar da Apcef-RN e a Apcef-RS terem sido as que defenderam originalmente a moção, a Apcef-RN se absteve da votação da redação final, por haver nela uma reafirmação do que seriam as vantagens do acordo, com o que não concordamos, bem como a atribuição de um percentual de aprovação com o qual também temos desacordo. Ainda assim, saudamos que tenha havido uma manifestação clara contra o assédio patronal da Caixa contra seus empregados. O que não poderia existir por parte de qualquer entidade representativa era o silêncio diante de tal ameaça, ou, pior ainda, a chancela das mesmas.
A Apcef-RN segue defendendo que sejam reabertas as negociações e que seja derrubado o teto de 6,5% sobre a folha, autoimposto pela Caixa, restaurando a proporção do 70/30 e acabando com a 13a mensalidade, e incluindo o Saúde Caixa na aposentadoria dos colegas novos. Não aceitaremos nenhuma retaliação a quem disse NÃO.
Veja a moção do CDN na íntegra:
MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS EMPREGADOS QUE REPROVARAM O ACORDO DO SAÚDE CAIXA
O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae manifesta sua solidariedade aos empregados e empregadas que, no exercício democrático e legítimo de participação, optaram pela reprovação do Acordo do Saúde Caixa, ainda que este apresentasse condições positivas, como o reajuste zero que contou com ampla aprovação nacional, com mais de 90% de aprovação das bases sindicais em todo o país.
Reconhecemos que a defesa dos direitos dos trabalhadores da Caixa se constrói pelo diálogo aberto, pela escuta qualificada e pela diversidade de opiniões. O CDN entende a necessidade de ampliar os debates, aprofundar informações, esclarecer dúvidas e fortalecer a participação da categoria na construção de soluções sustentáveis para o Saúde Caixa.
Reafirmamos nosso respeito às decisões tomadas pelas entidades sindicais e destacamos que a divergência é parte essencial de um movimento forte, democrático e comprometido com a valorização dos empregados.
Que esta moção fortaleça a unidade na diversidade, reafirmando que todos estamos do mesmo lado: o da defesa dos trabalhadores, da sustentabilidade do Saúde Caixa e da busca permanente por avanços e conquistas para toda a categoria.

