05/09/2016 10:15

Talentos Fenae/Apcef: prorrogado prazo para enviar obras de Artes Visuais e Música

undefined

Foi prorrogado até o dia 11 de setembro o prazo para envio de obras dos concursos de Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) e de Música (Composição e Interpretação) do Talentos Fenae/Apcef. A data-limite era a próxima segunda-feira (5). Para se inscrever e encaminhar o respectivo trabalho basta entrar no site www.fenae.org.br e se cadastrar. O pré-requisito principal é ter cadastro ativo na plataforma Mundo Caixa.

“Demos mais alguns dias, a fim de possibilitarmos a participação de mais colegas da Caixa. O talento sempre foi uma marca dos empregados da Caixa, e a valorização deles está no DNA da Fenae desde a sua criação, em 1971. É sempre bom lembrar que todos podem encaminhar suas obras, mas apenas os associados Fenae/Apcef concorrerão aos prêmios nas etapas regionais e nacional”, explica o diretor de Cultura da Federação, Moacir Carneiro.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reforça a missão da entidade de promover o bem-estar do pessoal da Caixa, sendo as práticas culturais uma das formas. “A exemplo do que era o Circuito Cultural, esperamos uma ótima participação dos colegas da Caixa e dos nossos associados. No primeiro concurso do Talentos Fenae/Apcef, que foi o de Foto e Vídeo, recebemos mais de 1.700 trabalhos. O projeto já é um sucesso”, comemora.

Artes Visuais

Nas categorias Desenho/Pintura e Desenho Infantil, é possível participar com qualquer obra de autoria própria. O tema é livre. Podem ser utilizadas ferramentas tradicionais como lápis, papel, tinta, giz de cera e outras, ou ferramentas digitais como mesas digitalizadoras, softwares de desenho e pintura, etc. As imagens devem ser enviadas no formato .jpeg e ter um tamanho máximo de 10 MB. É possível cadastrar até três obras de cada categoria. No caso da categoria Desenho Infantil, a idade máxima para participar é 12 anos.
 
Os desenhos e pinturas passarão pela curadoria, que vai conferir se eles atendem as regras do Talentos Fenae/Apcef. Em seguida, todos os aprovados passarão pela votação popular da fase regional e também pelo júri técnico. Os seis melhores de cada região (três de desenho/pintura e três de desenho infantil) serão premiados, e o vencedor regional passará para a fase nacional, onde também haverá júri técnico e voto popular pelo site.

Música

Na categoria Composição, é possível participar com qualquer música autoral. Já na Interpretação, com uma canção interpretada pelo candidato. Em ambos os casos, o estilo é livre e a música pode ter letra ou ser apenas instrumental. O arquivo deve ser encaminhado pelo site no formato .mp3 e ter até 15 MB. É possível enviar até três trabalhos de cada.

Todas as obras recebidas também passarão pela curadoria, que vai conferir se elas atendem as regras. Na etapa estadual, as músicas serão submetidas à votação popular e a um júri feito pela Apcef. A melhor composição e a melhor interpretação de cada estado disputarão a etapa regional, na qual as obras serão avaliadas novamente por um júri técnico e pelo voto popular. As três melhores de cada categoria serão premiadas, e as duas campeãs vão disputar a etapa nacional.

Talentos Fenae/Apcef

De iniciativa da Fenae e das Apcefs, o projeto está sendo realizado em oito modalidades: Imagem (Fotografia e Vídeo), Artes Visuais (Desenho e Pintura), Literatura (Contos/Crônica e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). No site (www.fenae.org.br/talentos) é possível conferir os períodos de inscrição e as regras de cada uma delas. Em todas as categorias, a votação popular da etapa nacional será realizada de 21 a 30 de novembro.

Fonte: Agência Fenae

Compartilhe